domingo, 6 de abril de 2014

Resenha: A culpa é das estrelas


Oi amores!
Bom, hoje eu vim trazer pra vocês a resenha do livro ''A culpa é das estrelas'', e eu tenho que admitir que eu li muitas e muitas resenhas desse livro antes de fazer a minha, por que, pra mim, esse foi o melhor livro que eu já li e se eu fosse fazer uma resenha seguindo o que eu tenho vontade de escrever, eu simplesmente iria contar o lirvo T-O-D-O pra vocês kk'
Mas vamos lá...

A história acontece em torno de Hazel Grace e Augustus Waters, os dois são portadores de câncer. Ela tem câncer de tireóide, com metástase nos pulmões, porém sua doença está gradualmente controlada graças a um medicamento experimental que ela toma. Ele teve um câncer no osso chamado osteossarcoma e precisou amputar a perna passando a usar prótese.
Os dois se conheceram em um grupo de apoio a jovens com câncer, um dos poucos lugares que Hazel frequentava, Augustus, apesar de já estar curado, frequentava o grupo a pedido do amigo Isaac que sofria com leucemia  e estava perdendo a visão.

''Sempre que você lê um folheto, uma página  de internet ou sei lá o que mais sobre o câncer, a depressão aparece na lista de efeitos colaterais. Só que na verdade, ela não é um efeito colateral do câncer. É um efeito colateral de se estar morrendo. (O câncer também é um efeito colateral de se estar morrendo. Quase tudo é, na verdade.)

Depois de Augustus convidar Hazel para ir até a casa dele os dois criam uma certa intimidade e passam a ser amigos. Hazel compartilha com Gus uma de suas paixões, o livro ''Uma aflição imperial'' que é o seu favorito, mas que termina no meio de uma frase fazendo com que Hazel fique por anos tentando contactar o autor (Van Houten) para saber o que acontecera com os personagens da história , Gus por sua vez, também se apaixona pelo livro e compartilha com ela um outro livro ''O preço do alvorecer''.
Os dois se aproximam cada vez mais e a amizade que estava crescendo cada vez mais virou amor, repentinamente.

''Ele não era perfeito nem nada. Não era um príncipe encantado de conto de fadas e tal... Tentava ser assim as vezes.. Mas eu gostava mais dele quando essas coisas desapareciam.''

''Enquanto ele lia eu me apaixonei da maneira que se pega no sono... devagar, e então de uma vez só''

Gus descobre que a maior vontade de Hazel no momento é poder conhecer o escritor do livro que ela tanta ama, e assim, usa o seu desejo (que uma instituição chamada Gênios concede a pacientes com câncer um último desejo) para levar ela até Amsterdã, onde Van Houten reside. Mas algumas coisas acontecem antes da viagem, coisas inesperadas para Hazel e Augustus.

Não sou formada em matemática, mas sei de uma coisa: existe uma quantidade infinita de números entre 0 e 1. Tem o 0,1 e o 0,12 e o 0,112 e uma infinidade de outros. Obviamente, existe um conjunto ainda maior entre o 0 e o 2, ou entre o 0 e o 1 milhão. Alguns infinitos são maiores que outros... Há dias, muitos deles, em que fico zangada com o tamanho do meu conjunto ilimitado. Eu queria mais números do que provavelmente vou ter.

Hazel tem uma piora e vai parar na UTI, nesse mesmo tempo Gus descobre que seu câncer voltou a aparecer e passa a esconder isso da amada.
A história ainda assim tem humor em várias passagens, o amor trágico entre Hazel e Gus nos emociona, é inspirador, doce e apesar do sofrimento, nos mostra que vale viver as pequenas coisas, um passo de cada vez.
O livro nos faz refletir sobre nossas vidas, muitas vezes nos pegamos reclamando sobre algo que não conseguimos fazer, muitas vezes nos pegamos reclamando de nossas vidas e reclamando dos pequenos obstáculos que a vida nos impõe, mas nós nos esquecemos que nós temos saúde para realizar nossas tarefas e nos esquecemos também que muitos desejam ter a oportunidade que temos de lutar pelas coisas que queremos com saúde.
O amor de Hazel ainda sobrevive mesmo depois da morte de Augustus, e isso também é uma grande lição para nós, um amor intenso, verdadeiro, eterno...
Prepare os lenços, pois você chorará, mas com certeza também sorrirá. É uma lição, um aprendizado.

O céu estava cinzento e nublado, mas não chovia ainda. Desliguei quando ouvi a voz do Augustus na saudação da caixa postal e coloquei o telefone no chão ao meu lado. Continuei olhando para o balanço, pensando que eu abriria mão de todos os dias doentes que me restavam em troca de poucos saudáveis. Tentei me convencer de que poderia ser pior, que o mundo não era uma fábrica de realização de desejos, que eu estava vivendo com câncer e não morrendo por causa dele, que eu não deveria deixar que ele me matasse antes da hora, e aí comecei a murmurar idiota idiota idiota idiota idiota idiota sem parar até que o som da palavra se desassociou do seu significado.

O livro tem um final surpreendente e que nos deixa ansiando por mais. Eu sou apaixonada por ''A culpa é das estrelas'' e espero que vocês também se apaixonem por ele.



Nota:

Ficha técnica:
Título: A culpa é das estrelas
Autor: Jhon Green
Editora: Intrínseca
Número de páginas: 386 
Book Trailer (Não oficial):


xoxo
Duda 
♥ ♥ ♥ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário