sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Resenha: Quem é você, Alasca?

Oi meus amores! Tudo bom? Espero que sim haha
Então, hoje eu venho trazer mais uma resenha pra vocês. O blog anda meio carente de resenhas né?! Mas isso vai mudar! haha



Bom, eu confesso que gosto de ler livros de forma lenta sabe? Gosto de fazer uma leitura mais pausada e nem muito rápida e nem muito devagar porque eu sou meio lerda pra capitar as coisas haha. Mas, quando eu peguei "Quem é você, Alasca?" a história foi completamente diferente. Eu me apaixonei pela história e pela maneira que ela é contada desde o começo.



Sinopse: "Miles Halter, é um adolescente fissurado por célebres últimas palavras que, cansado de sua vidinha pacata e sem graça em casa, vai estudar num colégio interno à procura daquilo que o poeta François Rabelais, quando estava à beira da morte, chamou de o "Grande Talvez". Muita coisa o aguarda em Culver Creek, inclusive Alasca Young, uma garota inteligente, espirituosa, problemática e extremamente sensual, que o levará para o seu labirinto e o catapultará em direção ao "Grande Talvez".

O livro é narrado por Miles, um menino anti-social que, vivendo na Florida, nunca vivenciou uma noite inesquecível que o fizesse saber o que é a verdadeira diversão. Além disso, Miles tem mania de gravar últimas palavras de pessoas, importantes ou não, através de suas biografias.
Prestes a ingressar no último ano do ensino Médio, Miles decidi ir em busca do seu "Grande Talvez" se ingressando em um novo colégio interno no Alabama (a mesma em que seu pai estudou quando mais novo.). Lá ele espera ter o que não tinha em sua antiga escola: Amigos, garotas e diversão.
Assim que chega lá, Miles conhece seu colega, Chip Martin, mas conhecido como Coronel, com quem irá dividir o quarto e logo de cara passa a ser chamado de Gordo. Além dele, Miles passa a conhecer também Takumi e a garota que, para ele, era a garota mais incrível e apaixonante que ele já conheceu, Alasca Young.
Agora, com os três novos amigos, Gordo passa a viver novas experiências, como fumar, beijar na boca, beber e se consagrar um fora da Lei.

"Vocês fumam para saborear, eu fumo para morrer! ''

Além disso, Miles sofre com trotes feitos pelos mauricinhos da escola e também os fazem sofrer com os trotes que ele arma com Coronel, Takumi e, claro, Alasca.
Ao passar do tempo, Gordo passa a se apaixonar pelo jeito misterioso de Alasca mesmo sabendo que ela tem namorado e que o ama.

"Sabe quem você ama, Gordo? Você ama a garota que faz você rir, que vê filmes pornográficos e bebe com você. Mas você não gosta da garota tristonha, mal-humorada, maluca"

Todas as noites, ou quase todas, Gordo se encontra com os três amigos em algum local (quarto de um deles, área externa do colégio, etc) para que eles possam fumar, beber e se divertirem. Mas em uma dessas noites, enquanto eles estavam no quarto, Miles recebe um beijo de Alasca como consequência da brincadeira que eles faziam naquele momento. E isso, foi a única coisa que ele conseguiu dela antes que, depois de já ter ido embora do quarto dos meninos, Alasca voltar em completo desespero a espera de ajuda.


Quem é você, Alasca? é dividido em duas partes, "Antes" e "Depois". Isso fez com que a minha curiosidade (que não é nem um pouco pequena) aumentasse mil vezes mais. E eu fiquei me perguntando; "Antes do que?", "Depois do que?", "O que acontece depois do antes e antes do depois?" haha' E, isso foi mais um motivo para me prender ao livro.
Tudo o que resenhei até aqui foi o "Antes". E agora vem, junto com o "Depois", MUITOS SPOILERS. Então se você ainda não leu o livro e quer lê-lo sem saber o que vai acontecer, não leia a partir daqui e continue lendo apenas quando voltar a aparecer as letras em vermelho ok? ;)


O que acontece com Alasca é que durante uma ligação recebida de seu namorado, logo depois de ter saído do quarto dos meninos, ela se lembra do aniversário de morte de sua mãe que fora um dia antes e que ela havia esquecido.
Quando ela volta ao quarto dos meninos ela quer, na verdade, ajuda para poder sair do colégio sem que ninguém veja. E, sem saber o motivo de ela estar em completo desespero, Gordo e Coronel a ajudam a sair de lá e a pegar um carro para que ela pudesse ir onde ela precisava.
No outro dia, toda a escola é reunida no ginásio para receber a notícia de que Alasca Young havia morrido em um acidente de carro.
E, a partir daí, Gordo, Coronel e Takumi se empenham para descobrir qual foi o motivo da morte dela. No fim, eles descobrem que Alasca estava indo até o cemitério visitar sua mãe quando sofreu o acidente.
Mas, ainda sim, fica um mistério: O acidente que matou Alasca foi entre o carro dela e um carro de polícia que estava atravessado na pista pelo fato de já ter havido um acidente com caminhão ali alguns instantes antes. Alasca, que dirigia bêbada,  bateu de frente com o carro da polícia. O que não se sabe é se ela quis se suicidar e por isso acelerou o carro para bater de frente com o que estava atravessado na pista, ou se ela havia dormido no volante.
Isso faz com que cada um escolha o final que deseja para Alasca, ou, faz com que nós ansiemos por respostas.

( FIM DOS SPOILERS)

"Passamos a vida inteira no labirinto, perdidos, pensando em como um dia conseguiremos escapar e em quanto será legal. Imaginar esse futuro é o que nos impulsiona para a frente, mas nunca fazemos nada. Simplesmente usamos o futuro para escapar do presente."


Bom, antes de fazer a minha resenha, eu preferi ler a resenha feita por outros blogueiros para saber qual era a opinião deles sobre o livro. E as opiniões ficaram bem divididas. Alguns acharam o livro incrível, outros já detestaram o livro. E teve alguns que também detestaram Alasca Young.
Mas, agora expondo a minha opinião, eu adorei o livro. Com certeza entrou para a minha lista de favoritos e eu espero ter a oportunidade de um dia lê-lo novamente.
A única coisa que me deixou um pouco decepcionada foi o fato do John Green não ter deixado claro, qual foi o real motivo da morte de Alasca. Mas, de resto eu adorei.
Eu tenho mania de imaginar os personagens dos livros e, enquanto leio, fico imaginando as ações deles de acordo com o que o livro diz. Mas eu, sinceramente, não consegui imaginar Alasca morena como descrito no livro. Eu apenas consegui imaginá-la branquela, com tatuagens e cabelos platinados, e acho que isso, apesar de ser irrelevante, mudou um pouco a minha percepção sobre ela deixando-a um pouco mais demais do que ela já é. haha'
Quem é você, Alasca? é narrado por uma pessoa jovem e conta a história de pessoas com idades parecidas a minha. E talvez isso também tenha ajudado para que a minha leitura ocorresse de forma ainda mais fluida e suave do que outros livros. E esse foi mais um dos muitos motivos para eu ter gostado tanto do livro.

"Eu sei que ela me perdoa, assim como eu a perdoo. As últimas palavras de Thomas Edison foram: 'O outro lado é muito bonito'. Eu não sei onde fica o outro lado, mas acredito que seja em algum lugar e espero que seja bonito"


Ficha Técnica:
Título: Quem é você, Alasca?
Autor: John Green
Editora: WMF Martins Fontes
Paginas: 229 ♥  Amareladas 

E é isso amores, espero que tenham gostado dessa resenha. Comentem o que acharam do livro, qual a opinião de vocês ok? Beijos!

Xoxo
Duda

Nenhum comentário:

Postar um comentário